Jefferson da Fonseca - Mostra Tua Cara

terça-feira, 24 de julho de 2012

Minas em Nova York


Lô Borges e Telo Borges no evento da Casa Mac, em Nova York


No The Plaza, a arte produzida em Minas atrai brasileiros e americanos


Ana Paula Cota, Zaida Girardi Dishy, Norma Sueli Souza e Márcio Borges

Semana passada, dia 17, uma nova edição do Projeto Arte de Minas na América (Ama) agitou o espaço cultural ‘The Plaza’, na 5ª Avenida, em Nova York.

Brasileiros e americanos tiveram a oportunidade de presenciar um debate aberto com o letrista Márcio Borges, co-autor de várias composições célebres em parceria com Milton Nascimento.

No encontro, Márcio falou sobre a história e a cultura de Minas Gerais e sobre os 40 anos do Movimento Clube da Esquina, fonte inesgotável de memórias.

No encerramento, apresentação musical com Lô e Telo Borges emocionou o público.

“É esta emoção que motiva nosso trabalho de promover e divulgar a Arte de Minas e do Brasil em outros países”, explica Norma Sueli de Souza, presidente da Casa Mac, idealizadora do Projeto Ama – “realizamos este encontro desde 2009 e, no ano passado, trouxemos Milton Nacimento e Marcos Viana para uma apresentação na sede da ONU, aqui mesmo, em Nova York”.

A 3ª edição do Ama contou com parceria do Museu Clube da Esquina e apoio da Belotur. Para 2013, Norma anuncia que já existe um projeto aprovado na Lei Federal de incentivo à Cultura que prevê uma série de benefícios para as empresas que apoiarem a iniciativa: “nossa meta é fazer um evento cada vez mais abrangente, envolvendo as mais diversas tendências e linguagens artísticas brasileiras”.

Sobre o Instituto Cultural Manoel Antônio de Carvalho

A Casa Mac (www.casamac.org) é uma entidade sem fins lucrativos, criada para promover o intercâmbio de informações e vivências entre artistas brasileiros e estrangeiros.

O Instituto também promove projetos para a inclusão sociocultural de crianças e jovens por intermédio de oficinas de arte-educação, além de ações voltadas para a capacitação de jovens e adultos.

Está instalado em Belo Horizonte, no bairro Cidade Jardim. Sua sede é um luxuoso casarão, espaço aberto e dinâmico, com infra-estrutura impecável e elegante design. A sede conta com auditório com capacidade para 180 pessoas, galeria de arte, champanharia, uma confortável sala de estar, duas cozinhas em estilo mineiro, com equipamentos profissionais, e outros ambientes multifuncionais e de convivência, com decoração e iluminação minuciosamente cuidadas.

Fotos: João Vianna, VejaTV, NY

Nenhum comentário: