Jefferson da Fonseca - Mostra Tua Cara

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Efeito Tertúlia

Na foto de Cristina Horta, Josiel Botelho e o diretor Antônio Augusto


Não dá para deixar de compartilhar a alegria dos desdobramentos do projeto Tertúlia, da Escola Municipal Paulo Mendes Campos (EMPMC), que levou o jornal Aqui para as salas de aulas por meio da coluna Bandeira Dois. O leitor Olavo Albuquerque registrou gentileza: “Josiel, muito legal a escola pública trabalhar os textos da coluna com os alunos. Para quem pensa que jornal popular é só sangue e futebol, fica o exemplo de que o jornal também pode ajudar as pessoas a terem uma visão melhor do mundo, da família e dos amigos. Parabéns para o diretor, professores e alunos da escola. Que Deus abençoe você e sua família. Um abraço”. Valeu, Olavo! Estamos juntos, amigo. A professora Jeanete Lino, presente no projeto Tertúlia, escreveu sobre o encontro. Segue o pensamento da educadora da EMPMC:

“Bandeira Dois – Do eu que há em mim: título instigante, conteúdo plurissignificativo. A fala do autor acresce, a cada respirar, os sentidos e os sentimentos. Completam-se. Josiel Botelho, com sua atitude transparente, coloca o leitor/ouvinte em seu táxi, para uma reflexão-ação-reflexão perante a vida que se encontra exposta em tom acridoce, azeitado da palavra vida no pulsar rítmico do coração e do cérebro.

Viajamos na inauguração de TERTÚLIA-2012/EMPMC através da participação consistente de alunos e professores na proposta da atual gestão/direção Antônio Augusto Horta Liza e Elaine Gilmara Ribeiro. Antônio Augusto, na mesa, é o interlocutor entre autor-livro-auditório. Festa luminosa na noite escura.

Na data aprazada, o auditório da EMPMC revestiu-se de galas, com o talento do modestíssimo Lincoln Diony de Souza, que artisticamente harmonizou o ambiente.

Em clima de amorosidade, a noite de autógrafos foi sulcada por indelével luminiscência, com todos os presentes sendo agraciados com um exemplar autografado.

Nos dizeres de Josiel Botelho, op.cit.p.132:
“É Deus quem promove encontros e despedidas”.

... O livro escolhido, distribuído a priori para alguns alunos, após lido e apreciado convidou-nos ao conhecimento do sujeito empírico, o autor Josiel Botelho. Descrevê-lo, impossível. Torna-se necessário conectar-se, na íntegra, com aquele jovem no qual o dom da palavra se equilibra ao da escrita”.

Jeanete, escapam-me as letras na caderneta para retribuir o carinho. Muita luz em todos os seus caminhos, professora. Aos companheiros leitores Olavo, Jorge, Cristina, Guto, Beatriz, Lili, Mel, Cris, André, Adelson, Osmar, Sueli, Norma, Osvaldo, Paulinha, Lúcio, Ferdinando, Pedro, Gustavo, Jeová, Tide, Luana e Violeta, minha eterna gratidão.

Bandeira Dois - Josiel Botelho - 4/7/12

Nenhum comentário: