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segunda-feira, 5 de março de 2012

O estranho mundo de Alice

Minha gratidão aos companheiros de cena e de vida pela temporada de "Alice ao avesso" na 38ª Campanha de Popularização Teatro & Dança de Minas Gerais. Mais uma longa jornada absurdo adentro. Valeu Querida Companhia! Já estamos à nossa frente, quando estávamos atrás de nós. Excelente a acolhida do Teatro Dom Silvério e da Sala Ceschiatti.

Foram dois meses de entrega, dedicação e novas descobertas. Valeu, Guilherme Leme e Docy Moreira! Crítica boa é a que constrói. Vocês "incendiaram" nossa inquietude. O pequeno recorte fotográfico de ontem registra um pouquinho do estranho que nos seduz.

Ana Cândida, Paula Sá, Elisa Nasario, Wallison Reis, João Porto, Emílio Zanotelli e Lilian Campomizzi, obrigado! Rosa, Patrícia, Larissa e Amanda, sem vocês, "nada é como é ou poderia ter sido, não é!?" Salve, Carroll!


A lógica do absurdo

Por Marcello Castilho Avellar

O romance Alice no país das maravilhas, de Lewis Carroll (1832-1898), pertence a uma categoria integrada por poucos membros. Mais do que contar uma história ou apresentar personagens e peripécias, propõe ao leitor uma lógica que pertence exclusivamente ao universo da ficção, que não finge ter vínculos objetivos com as lógicas do mundo real, e povoa-a com arquétipos. Talvez por isso sua adaptação para outras linguagens seja tão difícil, como verificamos recentemente no filme homônimo dirigido por Tim Burton. O espetáculo Alice ao avesso, que Jefferson da Fonseca dirigiu para a Querida Companhia, vence exatamente por compreender a singularidade do material em que se inspira.

Alice ao avesso não pretende simplesmente recontar no palco o livro de Lewis Carroll, nem explicá-lo. Na essência, aceita sua lógica absurda, assume seus arquétipos e verifica sua atualidade. Arquétipos, como entes do inconsciente humano, tendem à atemporalidade. Se no século 19 criaturas como Alice ou a Rainha de Copas falavam das contradições da Inglaterra vitoriana, no Brasil do século 21 elas continuam capazes de dizer algo, mesmo que este algo seja diferente do que era há século e meio atrás. Uma festa, música eletrônica, piadas e situações contemporâneas constituem o material colocado sobre a estrutura criada pelo autor. No processo, Alice ao avesso fala ao espectador tanto de seu tempo quanto do que ele divide com milênios de história humana, dos medos contemporâneos ao fascínio pelo desconhecido que parece inerente à humanidade.

É produção que confia mais no elenco que em recursos materiais. E os jovens intérpretes se saem bem, transformam em algo que parece ser deles a história escrita por outro e sonhada por muitos. Se não chega a fazer de sua precariedade material um manifesto estético, Alice ao avesso pelo menos é capaz de incorporá-la a certo clima de teatro underground que combina tanto com o espaço em que se apresenta – o Sesi Holcim é apertado, claustrofóbico – quanto com o clima onírico que propõe. O resultado é algo que consegue produzir desconforto mesmo enquanto diverte.

Estado de Minas - 26/1/11

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