Jefferson da Fonseca - Mostra Tua Cara

terça-feira, 30 de abril de 2013

Palavrão é o nome feio

Para muitos é estranho, mas foi assim que dona Iracema registrou o menino sem pai, na semana em que ele nasceu: Asservildison. Podia ser pior. Bem pior, é verdade. Para facilitar, uma vizinha, na Vila Santa Helena, abreviou: “Sessé”. E para a alegria do moleque agigantado, o Asservildison, filho de dona Iracema, virou Sessé.

Só que o Sessé cresceu, engordou e virou Asservildison de novo. O chefe na fábrica de macarrão, um tal Gisleygradon, homem gordo e de voz de trovão, caprichava na hora de chamar pelo enorme operário. Enchia a boca de articulação: ASSERVILDISON, meu filho, vem ver o que você vez, Asservildison!”, berrava todos os dias pelo pavilhão industrial. Aquilo, de tão comum, nem incomodava mais o filho de dona Iracema.

Entretanto, depois que a costureira Iracema bateu as botas de morte morrida, Asservildison perdeu a paciência e passou a não tolerar mais os exageros com seu nome de batismo. Na volta da licença do luto, logo na primeira graça do chefe Gisley sei-lá-o-que, Asservildison plantou-lhe a mão na orelha. Demitido por justa causa, o técnico em termostato acabou vendendo coco em pracinha da Região da Pampulha. Sozinho, sem amigos ou nada que pudesse dar cor à vida, Asservildison emagreceu quatro arrobas.

Com sessenta quilos a menos, o filho da finada Iracema até que ficou mais bem apessoado e, aos 27 anos, arranjou a primeira namorada. Uma mulher de boas carnes, morena, salgadeira de mão cheia, de olhos amendoados e nome igualmente curioso: Laurilofitélia (uma combinação em homenagem aos quatro avós: Laurípedes, Murilo, Filermina e Aracélia. Criatividade do pai, Sergismundo).

Felizes, Asservildison e Laurilofitélia viveram amor de dar gosto. Daquele de dengo em apelidos. “Tutuco” para cá, “Tutuca” para lá, em 2011, os dois decidiram juntar os trapos e as escovas de dentes no barraco deixado pela dona Iracema, no Bairro Rio Branco. A banca de coco prosperou e a família ganhou novas alegrias com os gêmeos que acabam de chegar: João e Maria.

Vida Bandida - Jefferson da Fonseca Coutinho

Nenhum comentário: