Jefferson da Fonseca - Mostra Tua Cara

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A revolta dos homens bons



No último domingo, o Adelson provocou longa tarde de conversa sobre a violência. No almoço de aniversário do Vitão, vizinho de porta e companheiro de carteado, a turma do volante “ferveu” discussão sobre a insegurança que amedronta o cidadão de bem. O Adelson, inflamado, disse que vai entrar para um clube de tiro e que está cansado de esperar por “ações mais eficientes” por parte do poder público. Vez por outra, o Adelson desabafa soluções radicais contra o que a polícia não dá conta. Ano passado, juntou alguns amigos da academia de ginástica e montaram um “Clube da Luta”.

Ele e meia dúzia de indignados contrataram um professor de arte marcial. Decidiram se especializar em defesa pessoal. E, pelo que soube, o grupo do Adelson já está impossível. Inclusive, o Tobias, primo do Adelson e integrante do tal clube, no início do ano, foi parar na delegacia por ter quebrado dois ladrões pés-de-chinelo que tentaram roubar o celular dele. Dizem que quando os dois marginais se aproximaram, um pela frente e o outro por trás, e anunciaram o assalto, foi só braço e pernada para tudo o que é lado. Resultado: os dois infelizes foram parar no HPS. Caso isolado, sabemos todos. Na maioria dos casos o desfecho para quem reage é triste. Mas o Adelson, indignado, defende que todo cidadão tem o direito de agir em legítima defesa e precisa se preparar para isso.

Polêmica. Na casa do Vitão, o grupo que participou da conversa puxada pelo Adelson viu cair a noite dividido. Sueli, centrada, madura, acredita que a única saída é a educação. “Violência só atrai violência”, afirma. Em 2000, Sueli perdeu um tio muito querido durante um assalto no Bairro Floramar. O moço reagiu e conseguiu imobilizar um dos criminosos, mas, pelas costas, um comparsa fez dois disparos. “Nossa família até hoje não conseguiu aceitar a morte tão estúpida do tio Joaquim. Não adianta. O melhor a fazer é não reagir e aprender a votar para que alguma gente séria trabalhe para diminuir as diferenças sociais. Anote isso ai, Josiel”. Anotado e publicado, Sueli.

“Anote também, Josiel...” - pediu o Ismar, companheiro de batente – “O Adelson tem razão. Todo cidadão tem o direito de se defender. Vou até entrar para esse clube do tiro, porque só assim pra bandidada aprender a respeitar. Essses filhos da p... estão precisando de um corretivo. A coisa anda desse jeito porque a gente tá mais parecendo um bando de cordeiro... Comigo é olho por olho e dente por dente. Não existe legítima defesa? Então!? Há muito tempo não dou mole pra bandido. No Brasil, o povo aceita tudo fácil demais. Sempre fui contra o desarmamento. É preciso que haja um controle rigoroso das armas e pronto... de que adianta desarmar um pai de família se os noiados estão armados por aí?”. Taí, Ismar. Publicado também.

Violeta e eu fomos para casa com o nosso filho recém-nascido e não conseguimos deixar de pensar no assunto. Com tanta violência endurecendo o coração até dos sujeitos de bem, que futuro podemos esperar para as nossas crianças?

Bandeira Dois - Josiel Botelho

2 comentários:

Anônimo disse...

I've been surfing online more than 3 hours today, yet I never found any interesting article like yours. It is pretty worth enough for me. In my opinion, if all website owners and bloggers made good content as you did, the net will be much more useful than ever before.

Anônimo disse...

Hehe I see that you are doing good buddy, lot’s of good articles. It would be good for you if you could invest in some ads you know, your Google rankings would be better probably. If your budget is tight, try to find other blog owners in similar niches and exchange links. Your blog looks like something that can do it big, it would be a shame if the people don’t see it ;) Have a nice day